O profissional de

psicopedagogia


O profissional de psicopedagogia clínica lida com os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. O trabalho do psicopedagogo é identificar as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação de conteúdo. O método de análise usado para identificar o comportamento do aluno são seus conhecimentos da pedagogia, psicologia e da antropologia.


Esse profissional também está capacitado para atuar com pacientes em ambientes hospitalares, ONGs, centros comunitários, entre outros. Além do trabalho em consultório, orientando alunos e famílias em seus processos de aprendizagem.


Seja por uma questão de diversidade ou dificuldade, o educador logo percebe que as crianças não aprendem do mesmo jeito. Cada uma possui um ritmo, suas próprias potencialidades e, em alguns casos, transtornos em graus variados que interferem no desempenho escolar. Nem sempre a boa atuação do professor em sala de aula é suficiente para solucionar o problema, e a família precisa buscar um especialista em Psicopedagogia Clínica.


O psicopedagogo clínico é o profissional que, no consultório, desenvolve ações para potencializar a aprendizagem. Sua atuação geralmente é associada a solução de dificuldades escolares de crianças e adolescentes, mas essa concepção tem dois equívocos.


O primeiro mito que precisamos desvendar é o de que o psicopedagogo clínico só trabalha para solucionar dificuldades. Em alguns casos, apesar de menos frequentes, esse profissional ajuda as pessoas a entenderem o próprio estilo e processo de aprendizagem, bem como ferramentas para potencializá-lo.


É por isso que a intervenção psicopedagogia é indicada também para pessoas com altas habilidades, ou seja, superdotadas.  Segundo a legislação brasileira, elas têm direito a programas de enriquecimento curricular, aceleração nos anos escolares e agrupamentos diferenciados. O psicopedagogo é fundamental para ajudar esses indivíduos a explorarem todo seu potencial.


O segundo mito que deve ser desvendado é o de que o especialista em Psicopedagogia Clínica trabalha apenas com crianças e adolescentes. Mais uma vez, o público adulto não é o que mais procura o consultório, mas ele pode ser alvo de intervenções para melhorar o desempenho acadêmico ou no trabalho, corrigir lacunas da escolarização inicial e superar dificuldades de aprendizagem.


Até mesmo idosos fazem parte do público-alvo dos psicopedagogos. No consultório, o profissional tem um papel importante na prevenção da senilidade comum ao processo de envelhecimento. Portanto, ele ajuda a preservar a autonomia desse grupo e a capacidade de manter-se ativo e realizando atividades cotidianas complexas.


No entanto, grande parte dos psicopedagogos clínicos realmente têm um público predominantemente infantil e que chega ao consultório com dificuldades escolares. Problemas como dislexia, discalculia, disgrafia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) estão entre as situações que afetam o desempenho das crianças em sala de aula com maior frequência.


Portanto, o psicopedagogo clínico planeja intervenções para ajudar esses estudantes a superar essas dificuldades e melhorar seu desempenho escolar.