Orientação


Porém, é importante destacar que o psicopedagogo clínico não é o único responsável pelo desenvolvimento do paciente. Quando se trata de uma criança (ou de um idoso), a colaboração de outros agentes é essencial.


Assim, o psicopedagogo precisa trabalhar em sintonia com outros grupos que interagem com o paciente. Se o objetivo é potencializar a aprendizagem de uma criança em idade escolar, é fundamental orientar os pais sobre como ajudá-la da melhor maneira possível. Também é preciso entrar em contato com a escola e o professor para, em conjunto, estabelecer as melhores práticas para aquele aluno.


Com uma certa frequência, o aluno com distúrbios de aprendizagem apresenta dificuldade em mais de uma área. Nesses casos, o psicopedagogo indica um tratamento multidisciplinar que pode envolver psicólogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas e outros profissionais de áreas correlatas.


Na última década, a sociedade tem se tornado mais consciente a respeito das necessidades individuais de aprendizagem. A escola deve ter suas portas abertas para todos os alunos, mas reconhece que alguns deles precisam de uma intervenção especial e individualizada. Por isso, estão dispostas a trabalhar em parceria com o especialista de Psicopedagogia Clínica, e essa é uma área em alta.


Essa consciência a respeito das dificuldades e potencialidades de cada um está ampliando o mercado de trabalho para o psicopedagogo clínico. Muitos educadores estão se especializando na área e tendo uma experiência extremamente gratificante, além de um aumento significativo em seus rendimentos.