Quais são as atividades do

psicopedagogo clínico?


Na clínica, o psicopedagogo desenvolve uma série de atividades elaboradas de acordo com as necessidades de seus pacientes. Portanto, trata-se de uma intervenção totalmente individualizada, planejada após uma avaliação criteriosa. Para isso, o profissional realiza as seguintes atividades:


Avaliação psicopedagógica

Ao receber o paciente com uma queixa ou demanda, o psicopedagogo precisa realizar uma avaliação. Esse trabalho é feito de forma minuciosa e exige várias sessões, pois contempla diversos aspectos: desenvolvimento motor, cognitivo, linguagem, raciocínio lógico-matemático, entre outros. Ao final dos procedimentos, o profissional começa a trabalhar com uma hipótese diagnóstica.


No entanto, o psicopedagogo não avalia um paciente e chega a um diagnóstico sozinho. Ele realiza um trabalho multidisciplinar. O paciente é encaminhado a profissionais como neuropediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros. Em muitos casos, também são solicitados exames de visão e audição, para avaliar se eventuais problemas nessas áreas não estão interferindo no desempenho do aluno.


Ao final de todo esse processo, o psicopedagogo elabora um relatório. Junto com os profissionais consultados, ele identifica possíveis déficits sensoriais (surdez, problemas visuais), cognitivos ou transtornos de aprendizagem que causam o desempenho escolar insatisfatório.


Em alguns casos, a avaliação descobre que a criança não tem distúrbios de aprendizagem. Ela pode apresentar uma dificuldade momentânea devido a lacunas de conhecimento, bloqueios emocionais ou mesmo porque a metodologia da escola não é adequada. Portanto, sua necessidade não é de intervenção psicopedagógica.